O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Fundação AFID Diferença é uma resposta social destinada a desenvolver atividades de capacitação e de ocupação para pessoas com deficiência. Visa a promoção da sua qualidade de vida, autonomia e bem-estar, possibilitando um maior acesso à comunidade e aos seus recursos, tendo por base as necessidades, capacidades e nível de funcionalidade específicos destes indivíduos, tal como estabelecido na Portaria Nº70/2021.
Esta resposta é dirigida a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.
A transversalidade com outras respostas sociais/serviços da nossa instituição permite garantir a continuidade e abrangência dos serviços necessários à melhoria da qualidade de vida dos seus clientes e dar resposta às suas necessidades individuais. Assim, a Fundação AFID Diferença coloca à disposição dos clientes os seguintes recursos: Gabinete de Apoio Psicossocial (GPS), o Lar Residencial e o Centro de Medicina Física e de Reabilitação (CMFR).
O CACI preconiza os seguintes objetivos:
– Criar condições que visem a inclusão social e a valorização pessoal das pessoas com deficiência;
– Desenvolver estratégias de promoção da a autonomia pessoal e social, bem como da autoestima das pessoas com deficiência, através do envolvimento e participação ativa dos/as próprios/as na definição das atividades a desenvolver;
– Promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais, tendo em conta o perfil, as aptidões, os interesses e necessidades das pessoas com deficiência, com vista a capacitar e maximizar as suas oportunidades de participação social e económica;
– Contribuir para o bem-estar social e emocional, através da qualificação das atividades desenvolvidas, no que diz respeito ao número, variedade e natureza, privilegiando as atividades focadas na singularidade de cada pessoa com deficiência, promovendo a sua qualidade de vida;
– Articular os processos de transição para programas de inclusão socioprofissional ou de reabilitação profissional;
– Desenvolver atividades e serviços centrados em facilitar/mediar percursos de aprendizagem e de inclusão, que possibilitem um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades;
– Fomentar a participação ativa das pessoas com deficiência, da respetiva família e/ou representante legal na definição do projeto de vida da pessoa com deficiência, que se consubstancia na celebração do plano individual de inclusão (PII);
– Promover medidas e ações de capacitação e de aprendizagem ao longo da vida, observando a evolução das características individuais de cada destinatário, potenciando sempre a sua autonomia e inclusão;
– Dinamizar ações de inclusão na comunidade, que promovam a alteração das representações, dos valores e das atitudes da sociedade face às pessoas com deficiência, e a melhoria da sua qualidade de vida.
É de salientar que para persecução dos objetivos de resposta social, são ainda estabelecidas várias parcerias com entidades públicas e privadas de forma a garantir a continuidade dos serviços que a nossa Instituição não dispõe, potenciando novas atividades e o desenvolvimento das que se encontram já programadas. Promovendo assim a relação com a comunidade, sendo esta a melhor forma de fomentar a inclusão e participação dos clientes na vida social.
Atividades:
Tendo por referência as capacidades, funcionalidade, interesses e necessidades da pessoa com deficiência, as atividades são planeadas e organizadas de forma personalizada, valorizando as escolhas, necessidades, interesses, vontades, desejos e sonhos dos clientes. Sempre que possível é estimulada a participação dos clientes em atividades organizadas na comunidade, em parceria com a autarquia, escolas e outras entidades, com predominância no distrito de Lisboa ou em diversos pontos do país.
– Atividades ocupacionais
As atividades ocupacionais são desenvolvidas no CACI e visam garantir o conforto e bem-estar da pessoa com deficiência, mantendo-a ativa e motivada na realização das suas atividades de vida diária, tendo em vista o desenvolvimento das suas potencialidades, da autonomia e do seu equilíbrio físico, emocional e relacional, proporcionando-lhe, sempre que possível, a transição para programas de inclusão socioprofissional. Destas atividades destacam-se as da Unidade Artístico-Oficinal: Cerâmica, Pintura, Papel, Tecelagem e Oficina Criativa.
– Atividades terapêuticas
As atividades terapêuticas visam o desenvolvimento de intervenções de reabilitação psicossocial, através do estímulo e preservação das capacidades cognitivas, sensoriais e motoras, com o objetivo de ensinar e capacitar as pessoas com deficiência para o desenvolvimento das suas aptidões físicas, intelectuais e emocionais, necessárias à sua vida autónoma. Exemplos: Psicologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Desporto – AFIDSport, Musicoterapia, Snoezelen, Fisioterapia, Hidroterapia, Adaptação ao Meio Aquático, Corfebol, Natação, Padel, Golfe, Dança- AFIDDance, entre outras.
– Atividades de interação com o meio
As atividades de interação com o meio têm por objetivo desenvolver as competências pessoais, sociais e relacionais das pessoas com deficiência, estimulando a sua capacitação cognitiva e a sua socialização, mediante a realização e o envolvimento em experiências diversificadas na comunidade. São exemplos destas atividades as que se realizam em parceria com outras entidades na comunidade ou em serviços da Fundação AFID externos ao CACI (como tarefas de apoio em estruturas como creche, copa, cozinha, lavandaria, limpeza, serviços administrativos, entre outros). Das atividades de interação com o meio fazem também parte as de âmbito lúdico-recreativo, desportivo, cultural, social e festivo.
– Atividades socialmente úteis
As atividades socialmente úteis visam o treino de competências sociais e profissionais em contexto real de trabalho, devendo ser privilegiado o seu desenvolvimento em entidade externa ao CACI, motivo pelo qual são estabelecidos protocolos de parcerias com diferentes empresas e entidades.
– Atividades de qualificação para a inclusão social e profissional
As atividades de qualificação para a inclusão social e profissional visam o desenvolvimento das competências pessoais, profissionais e de participação social da pessoa com deficiência, com vista à sua autonomia e vida independente, designadamente, mediante o cumprimento de um plano individual de transição (PIT) para programas de inclusão socioprofissional ou para medidas de reabilitação profissional que possibilitem o exercício de uma cidadania plena, em igualdade de oportunidades, com os demais cidadãos.
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão está situado em dois Equipamentos:
Centro Social de Alfragide e Centro Social e de Reabilitação do Zambujal (Sede).
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30.
É, ainda, assegurado um prolongamento do horário, para apoio às famílias, das 8h00 às 9h00 e das 17h30 às 18h30.
Serviço de Transportes: 7h30 às 9h30 e das 17h00 às 18h30.
Fale connosco ou faça-nos uma visita.
A AFID Reab presta serviços nas áreas residencial, ocupacional, apoio domiciliário, e atividades de apoio à inclusão (+)
O Lar Residencial apoia famílias de jovens e adultos com deficiência mental e multideficiência (+)
AFID Reab
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidreab.pt