A AFIDance resulta de um trabalho intenso, criativo e inovador de um grupo pioneiro de bailarinos que, juntamente com uma equipa de colaboradores da Fundação AFID, e atualmente com a CIM, altamente capaz e motivada, desenvolvem a sua arte. Numa ótica que privilegia todas as práticas que visem o trabalho na e para a normalidade, a diversidade é encarada como a riqueza de um uno cada vez mais plural, onde todos têm lugar e onde ninguém está sozinho. Neste sentido, a dança torna-se cada vez mais um meio de conhecer e “dar mundos ao mundo”, compartilhando ideias, vivências, opiniões, movimento, comunicando tudo e de todas as formas possíveis.
Todos têm um papel importante dentro do coletivo no expoente máximo das suas capacidades e ambições! A AFIDance é, e assume-se como um grupo de pessoas que se manifesta por e através da dança nas suas mais diversas manifestações artísticas.
Nas artes performativas, existe uma espécie de ação/reação, ou seja, a exposição vai gerar aceitação. Nesse sentido, os integrantes deste projeto, ao se exporem, estão a assumir tanto as potencialidades, como as limitações através da arte.
É preciso diversidade nas artes performativas, estas estão a precisar cada vez mais de um encontro com a realidade. As pessoas não são iguais, não são um exército de gente, o Mundo não se trata de uma máquina de onde as pessoas saem todas iguais.
Neste percurso de pesquisa artística todos os intervenientes se desafiam na sua noção de certo e errado, se desafiam nas suas capacidades e (in)capacidades, se desafiam e ir mais além a zonas que não sabiam ainda que era permitido ou tolerado ir. A dança inclusiva não é apenas inclusão. Talvez este seja para mim o perfil mais terapêutico do trabalho exercido. A terapia, a ocupação de tempo livre não é o foco do trabalho.
No entanto, uma observação cronológica temporal consegue perceber fatores incrementais em diversos aspetos não imediatos do trabalho da e com a arte, neste caso da dança, com determinados grupos. No entanto esta será sempre uma observação semelhante a qualquer grupo de pessoas independentemente da sua condição física, cognitiva, social, etc. A arte é um catalisador para o trabalho da sociedade e do individuo consigo, com o outro e com os outros. Dancemos porque todos somos capazes de muito mais do que aquilo que imaginamos. Dancemos porque sim, dancemos com todos e para todos!
No seu historial, o grupo conta com diferentes espetáculos e atividades em território nacional.
Em 2011, por exemplo, a AFIDance em parceria com o grupo Armazém Aér(i)o, chegou à final do concurso televisivo “Portugal tem Talento”, transmitido pela SIC.
A AFID Reab presta serviços nas áreas residencial, ocupacional, apoio domiciliário, e atividades de apoio à inclusão (+)
O Lar Residencial apoia famílias de jovens e adultos com deficiência mental e multideficiência (+)
AFID Reab
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidreab.pt